12.5 C
Brasília
quarta-feira, 18/06/2025




Brasileira faz leitura em missa inaugural do papa Leão XIV

Brasília
céu limpo
12.5 ° C
12.6 °
11.7 °
99 %
1kmh
0 %
qua
25 °
qui
26 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
28 °

Em Brasília

Natural de Brasília, Fernanda Lopes é diretora central da Opus Dei

Fernanda Lopes Foto: YouTube Vatican News – Português

Uma brasileira de 39 anos participou da liturgia da missa que marca o início do pontificado do papa Leão XIV que aconteceu neste domingo (18) no Vaticano. Fernanda Zaidan Lopes, 39 anos, fez a leitura de um trecho da oração universal em português.

– Que Deus Todo-Poderoso sustente com a sua fidelidade a todos, pastores e fiéis, para que vivam a obediência incondicional ao Evangelho – leu Fernanda.

Além dela, outras pessoas fizeram a leitura em francês, polonês e árabe, sendo este um trecho da missa que aconteceu logo após a homilia, onde o novo papa falou sobre sua missão e lembrou do seu antecessor, papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril, aos 88 anos.

Fernanda Lopes é natural de Brasília e se apresenta no LinkedIn como diretora central da Opus Dei, cargo que ocupa desde 2020. Para quem não conhece, essa organização católica, fundada em 1928 pelo sacerdote espanhol Josemaría Escrivá, tem um perfil fortemente conservador.

A Opus Dei também defende a santificação no cotidiano, com ênfase na disciplina, na obediência ao Evangelho e na valorização dos princípios tradicionais da Igreja Católica. A Opus Dei possui membros leigos e clérigos e está presente em diversos países, influenciando setores religiosos e sociais




Veja Também