O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressou gratidão em suas redes sociais nesta segunda-feira, 7, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que manifestou solidariedade ao líder brasileiro, qualificando os processos judiciais contra ele como “perseguição” e “caça às bruxas”.
Bolsonaro afirmou ter recebido a mensagem de Trump com imensa satisfação e ressaltou que o presidente americano também passou por situação semelhante de “perseguição política”.
“Sou grato ao ilustre presidente e amigo. V. Exa. enfrentou circunstâncias parecidas. Foi fortemente perseguido, mas prevaleceu pelo bem dos Estados Unidos e de muitos outros países realmente democráticos. Sua batalha por paz, justiça e liberdade repercute pelo mundo todo. Agradeço pela sua existência e por ser exemplo de fé e resistência”, declarou Bolsonaro em post acompanhado de uma foto com Trump.
Trump qualificou Bolsonaro como um “líder firme que verdadeiramente amava seu país” e declarou: “Ele não é culpado de nada além de ter defendido seu povo”.
O ex-presidente brasileiro enfrenta acusações de tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF). Um de seus filhos, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), reside nos Estados Unidos buscando meios para facilitar a situação do pai. A ação do ex-presidente está sendo investigada pelo STF devido a suposto envolvimento contra autoridades brasileiras.
O apoio público a Bolsonaro aconteceu um dia após Trump anunciar tarifas extras contra países que adotem as chamadas “políticas antiamericanas dos Brics”. O grupo dos Brics, formado pelas principais economias emergentes, realizou uma reunião neste domingo, 6, no Rio de Janeiro, e o encontro foi concluído nesta segunda-feira, 7.

