O ambiente característico das festividades juninas invadiu o Berçário Institucional Buriti nesta sexta-feira (13), durante a terceira edição da Festa dos Estados Brasilidades. O evento, cheio de cores, músicas e pratos típicos, contou com a presença de crianças, familiares e colaboradores da unidade, promovendo um momento de união e valorização das tradições culturais do Brasil.
Destinado aos filhos de servidoras do Governo do Distrito Federal (GDF), o berçário atende bebês de 6 meses a 2 anos e está inserido no Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis), uma política pública criada para apoiar mães no retorno ao trabalho, incentivar o aleitamento materno e fortalecer o cuidado na primeira infância.
“A Festa dos Estados é uma ocasião fundamental para incluir os bebês no aprendizado da cultura brasileira, reunir as famílias que utilizam o serviço e homenagear as tradições juninas. Essa prática integra a inclusão pedagógica dos bebês”, destacou Epitácio do Nascimento, secretário-executivo de Qualidade de Vida. Ele acrescentou que desde a inauguração do berçário, em março de 2022, mais de 650 mães e seus filhos já foram beneficiados pelo serviço.
A subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro, destacou a importância do berçário para a promoção da qualidade de vida das servidoras. “Este projeto vai além de um simples berçário. Possui um forte componente pedagógico. As crianças evoluem aqui, e eventos como este mostram o cuidado e o zelo da política pública. Cuidar das pessoas é aproximá-las de nós”, afirmou.
Desenvolvimento e acolhimento
A servidora Ana Paula Caetano, da Secretaria da Mulher, acompanha de perto o progresso da filha Esther, de 1 ano e 2 meses, que frequenta o berçário desde os sete meses. “Ela desenvolveu significativamente a fala, a comunicação e a sociabilidade. Agora, é mais aberta e menos apegada exclusivamente a mim”, celebra. Para Ana Paula, a iniciativa proporcionou segurança no retorno ao trabalho. “Posso entregar um trabalho de excelência porque confio que minha filha está sendo bem cuidada nesse – maravilhoso”, relatou.
A integração promovida por atividades como a Festa dos Estados também foi destacada positivamente. “É maravilhoso para os pais conhecerem melhor a equipe. No cotidiano, temos pouco contato. Por isso, considero esse momento muito positivo”, acrescentou.
Já Ana Paula Pires, servidora da Polícia Civil do DF, soube do berçário por indicação de colegas e hoje recomenda o local com entusiasmo. “Minha filha adora o berçário. Ela chega sorridente e volta animada para casa. Fico muito tranquila no trabalho sabendo que ela recebe um cuidado excepcional”, afirmou.
Estrutura e atendimento
O Berçário Institucional Buriti é uma iniciativa do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), vinculado à Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Economia. Sua estrutura compreende quatro salas organizadas por faixa etária, além de ambientes destinados à recreação, amamentação, fraldário, refeitório, brinquedoteca e ciclo literário.
O atendimento é realizado por uma equipe pedagógica especializada, com suporte de profissionais da saúde. A alimentação das crianças é monitorada por uma nutricionista, garantindo refeições equilibradas e apropriadas para a primeira infância.
Com propostas como a Festa dos Estados, o Berçário Buriti fortalece seu papel como um local de cuidado, acolhimento e desenvolvimento, contribuindo para a valorização das servidoras e o fortalecimento dos vínculos familiares.
Informações da Agência Brasília.