19.5 C
Brasília
terça-feira, 02/12/2025

Belém busca entrar na rota dos cruzeiros após a COP30

Brasília
nublado
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
100 %
3.6kmh
100 %
ter
27 °
qua
22 °
qui
21 °
sex
23 °
sáb
23 °

Em Brasília

Após a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), o Ministério do Turismo iniciou conversas para integrar Belém entre as rotas dos cruzeiros turísticos nacionais e internacionais. O anúncio, feito recentemente e reforçado pelo ministro Celso Sabino nesta segunda-feira (1º/12), destaca que a moderna infraestrutura portuária da capital paraense, que foi aprimorada para receber navios transatlânticos durante a COP, poderá ser utilizada pela iniciativa privada.

“Belém está mais próxima de se tornar um destino na rota dos cruzeiros. O MTur começou negociações com a CLIA Brasil para incluir a capital paraense em novos roteiros dentro do Brasil e no exterior, aproveitando o Terminal de Outeiro, que foi modernizado para a COP30. É um passo importante para expandir a oferta turística, valorizar a Amazônia e atrair mais visitantes para a região”, comunicou o Ministério do Turismo.

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), principal órgão do setor de cruzeiros no país, recebeu um documento oficial do ministério contendo as razões para colocar Belém no mapa do turismo marítimo nacional e internacional. O documento ressaltou a importância estratégica da modernização do Terminal Portuário de Outeiro, um investimento de R$ 260 milhões que ampliou sua estrutura para 716 metros, com 11 dolphins, 10 pontes metálicas e capacidade para movimentação de até 80 mil toneladas.

O porto também recebeu dois cruzeiros vindos da Europa — o Costa Diadema e o MSC Seaview — que foram contratados pelo governo federal para alojar as delegações estrangeiras durante o evento. Como a cidade de Belém não possuía estrutura hoteleira suficiente para acomodar essas equipes, foram buscadas alternativas para suprir essa demanda.

Além disso, o ministério destaca que o porto aprimorado poderá dinamizar a economia local e brasileira, uma vez que incluir Belém nas rotas de cruzeiros aumentaria a atratividade turística devido ao interesse despertado pela natureza brasileira.

A CLIA Brasil recebeu positivamente a solicitação para a inserção de Belém nas rotas marítimas nacionais e internacionais. A entidade manifestou interesse em colaborar tecnicamente e promover a capital paraense, fortalecendo um ambiente favorável à atração de navios e operações no país.

A associação também encaminhará informações técnicas, contatos institucionais e materiais promocionais sobre o Terminal de Outeiro e seus atrativos turísticos, culturais e gastronômicos às 43 companhias associadas, que operam cerca de 310 navios. Haverá destaque para as possibilidades de conexão com o Sul do Caribe, a Amazônia e as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Veja Também