19.2 C
Brasília
sexta-feira, 14/11/2025




Bebidas ilegais apreendidas no Recanto das Emas

Brasília
céu limpo
19.2 ° C
20 °
19.2 °
78 %
4.2kmh
5 %
sex
31 °
sáb
31 °
dom
33 °
seg
34 °
ter
27 °

Em Brasília

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal retirou, na tarde desta quinta-feira (13), bebidas alcoólicas irregulares de um comércio localizado no Recanto das Emas. Entre os produtos recolhidos estavam 19 garrafas de uma cerveja com líquido transparente desconhecido, levantando suspeitas de falsificação. Esses produtos serão analisados em laboratório para confirmar sua composição e segurança.

Gustavo de Lima, gerente de fiscalização da Vigilância Sanitária, explicou que as irregularidades não indicam necessariamente contaminação, como por metanol, mas configuram infração. Ele ressaltou que é proibido romper o lacre das embalagens e transferir o conteúdo para recipientes diferentes, o que caracteriza adulteração do produto.

Além disso, foram encontradas 14 garrafas de uísque com sinais de possíveis falsificações. Essas garrafas foram lacradas e serão analisadas pela Polícia Civil para confirmar a autenticidade. O estabelecimento será autuado e pode enfrentar multas ou interdição devido às irregularidades.

As ações de fiscalização continuarão nos próximos dias, focando locais com maior fluxo de pessoas. Denúncias podem ser feitas para a Vigilância Sanitária pelo telefone 162.

Fiscalização mais rigorosa

A Vigilância Sanitária realiza inspeções frequentes em estabelecimentos como distribuidoras, bares, restaurantes, hotéis, motéis e clínicas. Em resposta a casos recentes de contaminação por metanol em bebidas, as fiscalizações foram intensificadas. A Operação Metanol envolve vários órgãos do governo do Distrito Federal, entre eles a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Economia e DF Legal.

Até o momento, a Vigilância Sanitária já apreendeu mais de 15 mil litros de bebidas alcoólicas em cerca de 300 locais fiscalizados, com mais de 60 autuações. A fiscalização também identifica outras irregularidades, como condições inadequadas de higiene, falta de autorizações, sonegação fiscal e descumprimento de normas contra incêndio.

Informações da Agência Brasília




Veja Também