Brasília recebe pela quarta vez, o bazar beneficente organizado pela Associação Padre Júlio Negrizzolo, também conhecida como Instituto Missionário Rosa Mística. O evento acontece no Centro Gilberto Salomão, localizado no Lago Sul, e vai de 11 a 14 de novembro. O principal objetivo é arrecadar fundos para apoiar os projetos sociais da instituição que ajuda pessoas em dificuldades, incluindo dependentes químicos, famílias e crianças carentes.
Durante os quatro dias, o bazar oferece roupas, sapatos, acessórios, brinquedos, objetos para casa, itens de decoração natalina e até vestidos de noiva. Os preços variam entre R$ 5,00 a R$ 200,00, sendo que os vestidos de casamento estão no topo dessa faixa. O espaço é disponibilizado pela administração do Centro Gilberto Salomão, que promove quatro edições anuais do bazar.
Seleção e apoio às pessoas
Nardeci Castro, vice-presidente da associação, explica que as peças passam por uma triagem cuidadosa. O que não é vendido no bazar é destinado a outras comunidades carentes que também promovem bazares. Além disso, os beneficiados pelos projetos sociais recebem as doações diretamente.
As doações são recolhidas principalmente na sede da associação, situada no São Sebastião, e na Igreja Perpétuo Socorro, no Lago Sul. Voluntários do projeto se encarregam da seleção, limpeza e reparação dos itens.
Nardeci ressalta que o objetivo é transformar a vida das pessoas ajudadas. Ela conta histórias de dependentes que chegaram em situação de vulnerabilidade e que agora levam uma vida com a família e mais dignidade. O sucesso do evento é tanto que já há doações previstas para a próxima edição.
A associação ainda conta com recursos da marca própria “De boa”, que vende café, pochetes e camisetas. Também há venda de produtos cultivados na horta da sede, como verduras, hortaliças e ovos caipiras, além de lanches e marmitas em eventos.
Benefícios para a comunidade
O bazar abriu às 8h com uma fila de mais de 40 pessoas. A vice-presidente afirma que o local permanece movimentado durante todos os dias do evento.
Marcela Souza, assistente executiva, comentou que veio cedo para aproveitar as melhores peças, destacando a qualidade e os achados disponíveis. Tânia Maria, autônoma e fã de bazares, disse que está aproveitando a oportunidade para fazer boas compras, embora ainda não tenha encontrado o que deseja.
Origem do projeto
O projeto iniciou em 2014 por iniciativa do Padre Vanilson Silva, que é fundador e presidente da associação. Ele é vigário na Igreja Perpétuo Socorro no Lago Sul e natural de Soure, município na Ilha do Marajó, Pará. Após um contato com uma família no Tocantins enfrentando dependência química, ele decidiu criar uma missão para acolher pessoas na mesma situação.
A associação mantém três unidades que atendem pessoas em vulnerabilidade: a Casa Betânia, para dependentes químicos, e a Casa Madre Tereza de Calcutá, que apoia famílias e crianças em situação de rua, ambas no São Sebastião. Entre o final de 2024 e início de 2025, abriu-se uma nova unidade na Ilha de Marajó, com o objetivo de profissionalizar crianças e adolescentes da região, oferecendo alimentação, reforço escolar e aulas de informática básica.
A região de Marajó enfrenta graves problemas relacionados ao abuso e exploração sexual infantil. Um estudo do Unicef em parceria com o Fórum de Segurança Pública apontou uma alta taxa desses casos no Pará. O projeto busca oferecer qualificação profissional e meios dignos de sustento por meio de cursos e iniciativas locais, como uma padaria artesanal que realiza cursos de panificação.
Serviço:
Bazar Beneficente de Natal da Associação Padre Júlio Negrizzolo
Local: Centro Gilberto Salomão – Lago Sul
Data: de terça-feira, 11 a sexta-feira, 14 de novembro
