28.6 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Banqueiro solto vira alvo da CPMI do INSS

Brasília
nuvens dispersas
28.6 ° C
30.9 °
28.5 °
43 %
2.1kmh
40 %
sáb
29 °
dom
31 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
26 °

Em Brasília

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Carlos Viana (Podemos), comunicou neste sábado (29/11) que a comissão avaliará a convocação do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e da presidente do Palmeiras e do Banco Crefisa, Leila Pereira.

“Nesta semana, além de decidirmos sobre a convocação do ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, a CPMI do Roubo dos Aposentados colocará em pauta duas outras convocações importantes para o país. Vamos deliberar sobre a convocação de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, que foi libertado ontem. Também avaliaremos a convocação de Leila Pereira, presidente do Palmeiras e do Banco Crefisa, que atua no mercado de consignados para aposentados”, explicou Viana.

O presidente da Comissão acrescentou ainda: “As votações serão realizadas individualmente e nominalmente, para que o Brasil veja claramente quem apoia os aposentados e quem apoia a proteção indevida. Nada de votos secretos ou acordos ocultos. Total transparência. O país saberá exatamente como cada parlamentar votou”.

Daniel Vorcaro teve sua prisão revogada na sexta-feira (28/11) pela desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Solange Salgado da Silva. No sábado, ele deixou a prisão em São Paulo, onde estava detido em um centro de detenção na capital paulista.

O presidente do Banco Master foi preso no dia 17 de novembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, sob acusação de emitir títulos de crédito fraudulentos, envolvendo gestão fraudulenta e organização criminosa, conforme ordem judicial.

A convocação de Leila Pereira ocorre devido à sua ligação com o mercado de créditos consignados para aposentados, conforme explicou Carlos Viana.

Escândalo no INSS

O escândalo envolvendo o INSS foi divulgado pelo Metrópoles em uma série de reportagens desde dezembro de 2023. Pouco depois, a arrecadação das entidades com descontos de mensalidades de aposentados aumentou significativamente, atingindo a marca de R$ 2 bilhões em um ano, enquanto associações enfrentavam milhares de processos por fraudes em filiações de segurados.

As investigações feitas pelo portal influenciaram a abertura de um inquérito pela Polícia Federal e auxiliaram as apurações da Controladoria-Geral da União. Ao todo, 38 reportagens foram incluídas pela Polícia Federal na representação que originou a Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, que resultou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Veja Também