24.5 C
Brasília
segunda-feira, 14/07/2025

Ataques de paramilitares causam 13 mortes, incluindo crianças, no Sudão

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
23.1 °
34 %
3.1kmh
40 %
seg
24 °
ter
25 °
qua
27 °
qui
27 °
sex
28 °

Em Brasília

Na sexta-feira (27), treze pessoas perderam a vida, entre elas três crianças, devido a ataques realizados por grupos paramilitares na cidade sitiada de El Fasher, localizada na região oeste do Sudão, segundo fonte médica que preferiu manter o anonimato, relatou a AFP.

O Sudão enfrenta há dois anos um conflito civil entre as tropas lideradas pelo chefe do Exército, Abdel Fattah al Burhan, e as forças comandadas por seu ex-assistente Mohamed Hamdan Daglo, líder das Forças de Apoio Rápido (FAR), um grupo paramilitar.

Este confronto resultou em dezenas de milhares de mortos, forçou 13 milhões de pessoas a abandonarem suas residências e gerou uma das mais graves crises alimentares globais.

As FAR mantêm cerco à cidade de El Fasher, capital do estado de Darfur do Norte, desde maio de 2023, realizando diversas ofensivas com o intuito de tomar controle dessa cidade, que possui cerca de um milhão de moradores.

A ONU vem alertando sobre a situação dramática dos civis isolados nessa área, onde a fome extrema levou os habitantes a consumir folhas e cascas de amendoim para sobreviver.

Apesar de terem dominado grande parte de Darfur nos primeiros meses do conflito, as FAR ainda não conseguiram capturar El Fasher, apesar do prolongado cerco.

Mais de um milhão de pessoas estão enfrentando risco de fome em Darfur do Norte, conforme informado pela ONU.

© Agence France-Presse

Veja Também