20.5 C
Brasília
terça-feira, 09/12/2025

Alckmin prevê queda da taxa de juros na próxima reunião do Copom

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.6 °
20.5 °
83 %
5.7kmh
75 %
ter
21 °
qua
23 °
qui
26 °
sex
26 °
sáb
27 °

Em Brasília

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin acredita que a taxa básica de juros, a Selic, deve começar a diminuir em breve. Ele destacou que o governo de Lula precisa também aumentar o controle dos gastos públicos. Alckmin falou sobre isso durante uma entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, no programa ReConversa, no YouTube.

Ele disse estar confiante sobre a queda dos juros, explicando que a indústria é muito afetada pelos juros altos. Alckmin espera que a taxa de juros já possa começar a cair na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Ele comentou que a baixa do dólar e a boa colheita deste ano ajudaram a reduzir o preço dos alimentos. “Com juros mais baixos, a economia cresce mais rápido”, afirmou.

Alckmin também falou sobre os números do desemprego e da inflação no Brasil. Ele observou que este é um momento especial porque o desemprego está baixo, em 5,4%, o menor da história, e a inflação está caindo, atualmente em 4,4%. Isso é uma situação pouco comum.

Ele ressaltou que é importante continuar atento às despesas do governo. “Precisamos ter mais controle nos gastos públicos para garantir uma boa situação econômica”, explicou.

Por fim, Alckmin criticou quem questiona a gestão fiscal do atual governo, destacando que o governo anterior, de Jair Bolsonaro, teve um déficit grande, de 9,7% do PIB. Ele destacou a importância de começar a gerar superávit para controlar e reduzir a dívida do país.

Veja Também