Brasília, 11 – Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comentou nesta sexta-feira, 11, sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que usou um boné com uma frase da campanha de Donald Trump. Alckmin destacou que o estado de São Paulo será o mais afetado pelas tarifas de 50% que os Estados Unidos vão aplicar ao Brasil a partir de 1º de agosto.
“Na verdade, ele usou o boné do Trump, mas quem mais sofre com essas tarifas é a economia paulista”, disse Alckmin em entrevista à Rádio CBN. Ele mencionou empresas e setores importantes como a Embraer, siderurgia, metalurgia, suco de laranja, carnes e café.
Mais cedo, Tarcísio comunicou que conversou com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, em Brasília. “Discutimos os efeitos das tarifas para a indústria e o agronegócio brasileiros, assim como para as empresas americanas”, informou Tarcísio no X. “Vamos dialogar com empresas paulistas, com base em dados e fatos, para encontrar soluções concretas.”
Alckmin também disse que o presidente Lula deixou claro que o Brasil não aceita interferência externa nos assuntos internos do país. “É fundamental proteger a soberania nacional.”

