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Quem a SpaceX vai levar para a Lua

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O anúncio é considerado pela empresa um grande passo na comercialização de viagens espaciais

Quem será o primeiro turista na lua? Nesta segunda-feira, Elon Musk, presidente da companhia de exploração espacial SpaceX vem a público para divulgar quem será a primeira pessoa que irá pagar por um “voo” comercial até a lua. O contrato já foi firmado e foi anunciado por Musk em sua conta no Twitter na última sexta-feira.

“A SpaceX assinou com o primeiro passageiro privado do mundo para que voe ao redor da Lua a bordo de nosso veículo de lançamento Big Falcon Rocket (BFR)”, afirmou a empresa. Segundo a SpaceX trata-se de um grande passo para a aviação espacial comercial, um foco da companhia, que trabalha para reduzir os custos de viagens espaciais, tanto para passageiros quanto para cargas. No começo no ano, a empresa lançou o Falcon Heavy, um cargueiro espacial carregando um carro esportivo da montadora Tesla, outra das empresas de Musk.

O Falcon Heavy é uma nave com 70 metros de altura e capacidade de transporte de até 64 toneladas de carga comercial, o que o torna o quarto cargueiro mais potente já feito e o maior em operação atualmente. A nave foi enviada para uma órbita elíptica ao redor do sol, entre a Terra e Marte. Com capacidade de reciclar seus propulsores, ele também é um passo gigante na questão comercial. Segundo informações da própria SpaceX, o custo de lançamento da nave é de 90 milhões de dólares, um terço do custo do concorrente Delta IV Heavy, da United Launch Alliance.

Com a redução dos custos para viagens espaciais, a SpaceX tira a exclusividade  das viagens internacionais das mãos dos governos e começa a colocar nas mãos de alguns milionários. Musk, indagado por seus seguidores no Twitter se ele próprio seria o enviado à missão, respondeu simplesmente com uma bandeira do Japão, o que muitos consideraram a nacionalidade do tripulante.

Mas se as coisas vão bem na SpaceX, Musk ainda tem muito o que explicar e trabalhar na Tesla, a montadora de carros elétricos que também promete mudar o curso da humanidade. Investidores se viram desesperados no último mês quando Musk anunciou que iria tornar a empresa privada, apenas para voltar atrás dias depois. Para completar, o presidente apareceu em uma entrevista consumindo maconha — o que gerou severas críticas no conservador mercado de investimentos — e dois executivos deixaram a empresa, inclusive o diretor de contabilidade, que havia assumido pouco antes do anúncio de tornar a Tesla privada. São poucas boas notícias na SpaceX, mas muitas más notícias na Tesla.

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São Francisco se posiciona contra uso de identificação facial pelo governo

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A cidade de São Francisco votou por impedir que o governo utilize dessa tecnologia em seu território

Reconhecimento facial: São Francisco se opõe à decisão nacional (Getty/Getty Images)

São Paulo – A cidade de São Francisco, na Califórnia, acaba de se tornar a primeira cidade dos Estados Unidos a banir o uso de reconhecimento facial por serviços do governo. A medida foi votada pelo conselho da cidade, e teve 8 votos favoráveis contra 1 voto contra.

A tecnologia utilizada para reconhecimento facial é feita através de algoritmos que, por meio de uma foto ou imagem em vídeo, comparam o rosto humano com informações disponibilizadas pelo sistema — que arquiva informações reunidas pelo governo. Essas fotos podem ser tiradas em áreas públicas, mesmo sem consentimento dos indivíduos.

Para Matt Cagle, membro da União Americana pelas Liberdades Civis, essa decisão representa um grande passo para São Francisco na questão de uma democracia justa. “Com esse voto, São Francisco declarou que a tecnologia de vigilância facial é incompatível com uma democracia saudável, e residentes merecem ter uma voz em decisões sobre a vigilância de alta tecnologia.”, disse Cagle para a BBC.

Apesar de essa tecnologia não ser utilizada pela polícia local e mais outros 53 departamentos, o Aeroporto Internacional de São Francisco e o Porto de São Francisco poderão utilizar o serviço, conforme previsto pela lei federal. Empresas privadas, bem como sistemas de segurança e celulares, também poderão fazer uso do reconhecimento facial.

Para que a medida seja oficialmente aprovada e assinada pela prefeita de São Francisco, London Breed, o conselho precisa votar novamente. Apesar do fato de que duas supervisoras estavam ausentes na primeira votação, o resultado final deve permanecer o mesmo. A medida deve entrar em vigor na próxima semana, após a segunda votação.

 

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Táxi aéreo elétrico realiza primeiro voo em Munique

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O avião tem alcance de 300 quilômetros, permitindo trajetos como o de Nova York a Boston

O primeiro jato de passageiros do mundo com decolagem e aterrissagem totalmente vertical e elétrica foi apresentado ao mercado após completar seu primeiro voo.

A startup alemã Lilium planeja ter uma frota da aeronave de cinco assentos – que pode operar com um piloto ou em modo drone – voando por cidades em todo o mundo até 2025. O serviço será cobrado por trajeto e não poluirá a atmosfera, com emissão zero de carbono. O jato é cinco vezes mais rápido do que um carro e produzirá menos ruído do que uma moto.

O avião tem alcance de 300 quilômetros, permitindo trajetos como o de Nova York a Boston. Um rápido voo entre o Aeroporto Internacional John F. Kennedy e Manhattan deve custar cerca de US$ 70 por passageiro, sendo mais barato do que um helicóptero e oferecendo preços competitivos em relação aos serviços de limusine mais caros, disse o diretor comercial da empresa, Remo Gerber, em entrevista.

Um protótipo em tamanho real e peso total decolou da base da Lilium, nos arredores de Munique, em 4 de maio, e iniciou testes de voo para garantir a aprovação regulatória, informou a empresa nesta quinta-feira. A aeronave é movida por 36 motores que giram após a decolagem para que o jato se desloque para a frente como um avião tradicional, usando apenas 10% da energia de drones multirotor com base na tecnologia de helicópteros. Essa economia, por sua vez, permite que a aeronave voe a mesma distância por 10 vezes, superando os problemas de alcance, considerados um grande obstáculo para os aviões elétricos.

 

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WhatsApp, Facebook e Instagram enfrentam instabilidade no Brasil

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