Nossa rede

Espaço Mulher

Como lidar com a queda de cabelos no pós-parto e manter os fios bonitos

Publicado

dia

Metade das mães é afetada por esta condição, cuja causa é hormonal ou nutricional – e não tem nada a ver com a amamentação.

Na imensa maioria dos casos, cabelos de gestante são a vivência de um sonho: fortes, brilhantes e praticamente sem queda. Quem opera essa maravilha são os hormônios femininos – estrógeno e progesterona –, que durante a gravidez são dominantes e estão em plena atividade. Seria uma delícia se ficasse assim para sempre!

Só que, para cerca de 50% das mulheres, a situação muda bastante entre o segundo e o quarto mês do pós-parto: nessa fase pode começar a famosa queda de cabelos, que se estende por um período entre quatro e seis meses.

O tricologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, conta que a perda pode ser de até 30% a 50% dos fios. E as mães que estão nessa situação só conseguem se perguntar: por quê???

Causas da queda dos cabelos no pós-parto

Antes de qualquer coisa, uma informação muito importante: a queda de cabelos no pós-parto não tem nada a ver com a amamentação. Mães que estejam amamentando e mães que estejam dando fórmula para seus bebês correm exatamente o mesmo risco de ver muitos e muitos fios caindo da cabeça nessa fase.

Isto posto, vamos lá. A principal causa da queda dos cabelos no pós-parto é a alteração hormonal – ou a regularização hormonal.

Lembra que falamos lá no começo que os hormônios femininos dominam o período gestacional? Pois então: uma hora, isso passa. “Após o nascimento, as taxas hormonais voltam à normalidade. Os hormônios masculinos, que durante a gestação estavam em baixa, voltam ao seu patamar e os cabelos começam a cair”, explica o ginecologista e obstetra Franco Loeb Chazan.

Infelizmente, não há nada que possa mudar essa situação, já que se trata de um ajuste do organismo. Nenhum remédio, vitamina ou “fórmula milagrosa” fará a queda ser interrompida. “É um processo natural. Do mesmo jeito que começou, a queda cessa e a produção de novos fios volta ao normal”, diz Adriano.

Outra causa comum da queda de cabelos no pós-parto é o estresse. Colocar um bebê (às vezes, mais de um – olá, mães de gemelares!) no mundo e se adaptar à nova rotina não é exatamente uma tarefa simples. E muitas mulheres acabam sentindo isso na pele e nos cabelos.

A dermatologista Fabiane Kumagai Lorenzini, da Clínica Lorenzini, afirma que esse tipo de queda melhora em aproximadamente seis meses, mesmo sem tratamento.

Enquanto isso, você pode procurar ficar mais calma com a ajuda da meditação. Sabemos que não é exatamente simples, mas alguns apps de meditação podem lhe ajudar muito!

Por fim, a deficiência nutricional também pode colaborar para a queda de cabelos no pós-parto. Não é raro a mulher simplesmente esquecer de comer no meio da correria da nova vida de mãe – mesmo que seja o segundinho, pois cada filho é uma nova montanha-russa. Resultado: cabelos em queda livre.

Para resolver este problema, é importante dar atenção à alimentação e comer alimentos ricos em nutrientes como ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Algumas sugestões para você acrescentar ao cardápio: frutas secas (uva passa, ameixa e damascos secos), oleaginosas (castanhas e amêndoas, por exemplo), banana, legumes, vegetais verde-escuros, peixes, ovos e leite.

Pode ficar tranquila, pois nenhum destes alimentos prejudica o bebê durante a amamentação.

… Não pense duas vezes e passe por uma consulta com um tricologista (é o médico especializado em cabelos e couro cabeludo) ou um dermatologista. Estes profissionais poderão efetuar exames específicos, como a tricoscopia (uma investigação do couro cabeludo), e pedir exames de laboratório se considerarem necessário verificar se você está com algum problema de tireoide ou de anemia.

Como manter os cabelos bonitos no pós-parto (mesmo com a queda)

Não é porque seus cabelos estão caindo que você vai deixá-los para lá, sem tratamento, sem brilho e com carinha de falta de esperança, né? Confira as dicas da dermatologista Carla Bortoloto para que eles fiquem bonitos e sua autoestima melhore:

– Invista nas máscaras

Uma vez por semana, aplique máscaras de tratamento e de hidratação nos cabelos. Elas mantêm a umidade natural, fecham as escamas dos fios e devolvem sua sedosidade.

– Penteie e prenda os cabelos com delicadeza

Evite puxá-los com brutalidade, porque os fios já estão fragilizados. E deixe os rabos de cavalo ou tranças frouxos.

– Dê um tempo do secador, da chapinha e do baby-liss

A alta temperatura desses aparelhos desidrata os fios, deixando-os mais frágeis e quebradiços.

– Leia os rótulos dos produtos

Mulheres que estejam amamentando não devem usar nenhum produto com amônia, chumbo e metais pesados, pois eles são absorvidos pelo couro cabeludo e são passados para o bebê pelo leite. E eles são extremamente prejudiciais à saúde.

– Aceite a ajuda da tecnologia dermatológica

Alguns tratamentos podem ajudar a recuperar a saúde do seu couro cabeludo e estimular o crescimento dos novos fios. Um dos mais indicados é a mesoterapia capilar, que não tem contraindicação para quem amamenta, pois sua aplicação é localizada e não interfere no leite.

Comentário

Espaço Mulher

20 nail arts divertidas, coloridas e perfeitas para usar neste verão

Publicado

dia

A estação mais good vibes do ano está entre nós e, para combinar com o clima de sol e praia, fizemos um compilado de unhas decoradas altamente inspiradoras.

(@manarin37/Reprodução Instagram)

Há dois tipos de pessoas quando o assunto é verão: as que odeiam o calor com todas as forças, e as que amam de paixão a temporada quente. Seja você parte da primeira ou da segunda categoria, a verdade é que a estação, por ter um clima naturalmente mais animado e positivo pairando pelo ar, permite que a gente faça algumas boas ~loucurinhas de moda e beleza (não que a gente deixe de fazê-las no restante do ano).

Ideias não faltam: aproveite para pintar o cabelo de lilás, o tom que, segundo o Pinterest, é tendência capilar máxima para este ano, montar um look coral da cabeça aos pés, para ficar bem alinhada com a proposta da Pantone e, também, para apostar sem moderação em unhas decoradas das mais coloridas e chamativas.

Vale tudo, viu? De pintar um dedinho de cada cor até se inspirar no fundo do mar, passando por nail arts cheias de glitter e frutinhas, do jeito que a gente gosta.

A seguir, uma seleção com as unhas de verão mais legais do Instagram!

Por que não uma unha (literalmente) laranjinha?

Por que não uma unha (literalmente) laranjinha?

Alô, sereias modernas, essa é para vocês:

Tem criatividade de sobra para as fãs de arte:

E sugestão divertidinha para quem quer substituir a francesinha tradicional:

Essa é das mais temáticas…

… enquanto essa promete agradar quem não dispensa uma boa estampa de onça

Aproveite que o amarelo está em alta e use sem medo, também, nas unhas:

Ou, então, apele para os tons pastel e pinte um dedinho de cada cor:

Tudo azul (e com bastante glitter), de preferência:

Bem fofa e a cara do verão:

Lavanda, cor-tendência, e com detalhes minimalistas:

Com melancias (!):

Morangos:

E para quem não abre mão das cores escuras:

Vá de nude tropical, se você fizer a linha discreta…

… ou de neon, para atrair atenção:

Apostar em uma vibe meio fundo do mar é show:

Assim como usar todas as nuances da caixinha de esmaltes:

Três cores, uma palavra: chique

Unhas floridas? Gostamos!

Ver mais

Espaço Mulher

Óculos de sol feminino em 2019: 7 modelos em alta

Publicado

dia

Com a grande variedade de itens disponíveis, separamos alguns modelos que prometem estar em evidência no próximo ano

(Reprodução/Instagram)

Acessório é indispensável ao cotidiano para proteger os olhos da radiação solar, os óculos de sol variam bastante no quesito armação, lentes e outros detalhes que trazem estilo ao objeto.

Pela grande variedade de óculos disponíveis no mercado, separamos alguns modelos que prometem estar em alta em 2019 – especialmente para quem busca estar sempre em alerta às tendências.

Óculos de sol em alta para 2019

Com lentes coloridas

Com armação estilo gatinho

Estilo mini

Clássicos com armação decorada

Com armação de metal

Estilo espelhados

Estilo retrô

 

Ver mais

Espaço Mulher

Conheça tratamentos anti-idade para o corpo

Publicado

dia

Conheça os produtos que evitam o surgimento precoce de manchas, rugas e flacidez

(Delmaine Donson/Getty Images)

Cremes e séruns que combatem o envelhecimento do rosto já fazem parte da rotina de beleza da maioria das mulheres. Agora, chegam às prateleiras embalagens bem maiores, com produtos anti-idade voltados exclusivamente para o corpo. “A pele como um todo sofre com o passar dos anos pela ação de fatores internos e externos. Entretanto, cada área tem características próprias e exige um cuidado específico”, explica o dermatologista Abdo Salomão, de São Paulo. Pernas e colo, por exemplo, possuem menos glândulas sebáceas. “A barreira de proteção natural é mais fraca que a da face, provocando ressecamento excessivo”, diz a dermatologista carioca Karla Assed. Já os tecidos da parte interna dos braços e das coxas têm tendência à flacidez.

Diferentemente dos hidratantes corporais comuns, os cosméticos recém-lançados contêm ativos antirrugas, antimanchas e firmadores já consagrados (e usados em cosméticos faciais). Em concentração e textura adequadas para essas regiões, reúnem três principais ações antienvelhecimento: hidratante, antioxidante e firmadora, que se completam na missão de adiar os sinais do tempo.

Ação Hidratante Os produtos anti-idade corporais se propõem a reforçar as barreiras da pele para que ela fique mais resistente às agressões. Procure no rótulo por ativos potentes, como o ácido hialurônico, responsável por reter moléculas de água na derme, e ômegas 6, 7 e 9, capazes de garantir a nutrição.

Ação Firmadora A perda de colágeno e elastina, proteínas naturais que dão viço e firmeza à pele, é inevitável, mas dá para desacelerar esse processo. Para evitar a flacidez, escolha cosméticos com carcinina (ativo protetor do DNA celular), extratos marinhos e vitamina C.

Ação Antioxidante Os famosos radicais livres atingem as células do corpo, comprometendo a estrutura da derme e levando ao surgimento de rugas e linhas finas. As vitaminas C e E reduzem essa ação nociva. “Elas aumentam o poder do organismo de reparar os danos acumulados e revitalizar a região”, diz Abdo Salomão.

Seus aliados

As novidades do mercado incluem versões para todos os bolsos

 (Divulgação/Divulgação)

1- Loção Anti-Aging Corporal, Adcos, R$ 99*

2- Antirrugas Corporal Essencele, Profuse, R$ 169*

3- Firmador Q10 com Vitamina C, Todos os Tipos de Pele, Nivea, R$ 28* (400 ml)

4- Ideal Body Loção Sérum Corporal, Vichy, R$ 79,90*

Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade