Nossa rede

Espaço Mulher

Como a alimentação pode influenciar na oleosidade produzida pela pele

Publicado

dia

Entenda de que maneira alguns alimentos que fazem parte do dia a dia contribuem para o aumento do sebo e da acne.

(Voyagerix/Thinkstock)

Ela influência em praticamente todos os aspectos da nossa vida e nem sempre lhe damos a atenção necessária. Já sabe do que estamos falando? Isso mesmo, da alimentação. Cada comida que entra na dieta impacta o organismo e não é diferente quando pensamos na saúde da pele. Um exemplo são os alimentos que têm o poder de interferir na produção de óleo pelas glândulas sebáceas e incentivar o aparecimento de espinhas.

“Quando pensamos na dieta isoladamente, ela não é a única responsável pelo aumento da oleosidade e da acne, mas muitos estudos comprovam que ela pode ser um fator que contribui para o crescimento dessas condições, principalmente para quem já tem a tendência genética a possuí-las”, explica o nutricionista Carlos Basualdo, da clínica Mais Excelência Médica.

Qual é a relação dos alimentos com a pele oleosa?

A pele é um órgão excretor, que ajuda a eliminar várias substâncias que não servem para o organismo através da oleosidade produzida. “O problema é que quando passamos a consumir alimentos muito gordurosos e tóxicos em grandes quantidades, o fígado sozinho não consegue fazer todo o trabalho de eliminação dessa gordura e a pele também passa a excretá-la junto ao sebo”, diz o dermatologista Dr. Damiê De Villa, dermatologista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa.

Além disso, as células do corpo fazem processos de inflamação e desinflamação enquanto estão trabalhando e esses movimentos ocorrem também durante a manutenção do tecido cutâneo. Ao ingerirmos comidas com alto índice glicêmico, como açúcares e carboidratos, o organismo precisa produzir mais insulina para quebrá-las. O porém é que quando está presente em grande quantidade, esse hormônio que controla a taxa de glicose acaba aumentando o processo celular inflamatório, influenciando na ação das glândulas sebáceas, elevando a produção de sebo e o aparecimento da acne.

O que deve ser evitado?

Para ter uma dieta saudável, o ideal não é eliminar grupos de alimentos como um todo, mas, sim, incluí-los na alimentação de maneira equilibrada. “Doces, massas, pães e itens industrializados, que no geral apresentam alto índice glicêmico, devem ser consumidos pontualmente. O problema não é comer de vez em quando, mas criar um hábito de todos os dias após o almoço ingerir uma sobremesa, por exemplo”, ensina o nutricionista Carlos Basualdo.

Alimentos com grande quantidade de gordura, como frituras, carnes gordurosas e manteiga, também não são recomendados e podem ser substituídos por opções que contenham gorduras boas, como as oleaginosas, azeite de oliva e o abacate, que por serem antioxidantes ajudam a diminuir as reações inflamatórias da pele.

O que incluir na dieta?

“A pele oleosa é extremamente complexa e precisa sempre ser renovada, pois, devido ao excesso de gordura, ela possui a tendência ao crescimento de bactérias, fungos e ao acúmulo de substâncias. Por isso, esse tipo de pele acaba sendo mais propenso a ter acne. E quando pensamos na nutrição, o que fazemos é preferir alimentos que favoreçam essa restauração e o equilíbrio cutâneo”, diz Carlos Basualdo, nutricionista da clínica Mais Excelência Médica.

Na hora de completar a dieta em busca dessa harmonia, alimentos que contenham vitaminas, minerais importantes (como o magnésio), fibras, ômega 3 e gordura boa são essenciais. “O ideal é uma alimentação com índice glicêmico baixo, formada por produtos que não vão criar picos de glicose no organismo. Além disso, é importante incluir o máximo de comidas vindas da terra, como frutas, verduras e legumes, que são anti-inflamatórios naturais”, completou o dermatologista Dr. Damiê De Villa, do Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa.

Além dos alimentos, é necessário sempre lembrar de hidratar o corpo. A ingestão de água é essencial para que diversos processos químicos aconteçam – inclusive a renovação cutânea – e o indicado é beber cerca de dois litros por dia.

Eles são mesmo vilões da pele?

Certos alimentos são conhecidos por serem vilões da oleosidade e das espinhas. Porém, como falamos até aqui, o grande problema não está em incluí-los na dieta uma vez ou outra, mas, sim, em seu consumo excessivo. Entenda abaixo qual a reação do corpo após a ingestão de alguns desses nutrientes e por que eles podem ser prejudiciais.

Chocolate

Sua fama de piorar a aparência da pele é grande, porém o ponto negativo desse alimento não está no cacau em si, mas no açúcar que ele contém. Por ser doce, o chocolate eleva o índice glicêmico do corpo rapidamente, o que faz com que o organismo produza mais insulina e, em alta quantidade, esse hormônio acaba incentivando a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Mas nem todo chocolate causa essa reação e versões com alto teor de cacau e os amargos, que não possuem grandes quantidades de glicose, são boas opções para quando bate aquela vontade de uma sobremesa.

Leite

Por ser composto de carboidrato e gordura, o leite também eleva o índice de insulina no sangue, aumentando a reação inflamatória geral do corpo e a oleosidade. Além disso, para as pessoas que possuem intolerância a ele, o seu consumo em excesso pode gerar uma acne alérgica.

Álcool

Além de prejudicar outros fatores da saúde e até da pele, o álcool também pode influenciar na secreção das glândulas sebáceas por ser transformado em glicose durante a digestão.

Comentário

Espaço Mulher

Vestido de noiva dourado: Pinterest revela tendência para 2019

Publicado

dia

Alerta de tendência: rede social registra aumento de 1552% nas buscas por modelos dourados

Vestido de noiva dourado (Instagram/Reprodução)

Há tempos que o branco deixou de ser unanimidade entre as noivas. Ainda que de maneira discreta, a cor já vem sendo substituída por outras alternativas.

Um bom exemplo é a atriz Claudia Raia, que se casou no último sábado (8) com Jarbas Homem de Mello usando um vestido azul serenity. Veja aqui o look escolhido pela atriz.

Segundo a última lista Pinterest 100, que revela as tendências para os meses futuros, é o dourado que promete dominar os altares em 2019.

Em relatório global divulgado nesta terça-feira (11), a rede social revelou que as buscas por vestidos de casamento dourados tiveram aumento de 1552%.

Versátil, a cor possui infinitas tonalidades, permitindo que cada noiva encontre um vestido dourado para chamar de seu. Os modelos podem variar de opções mais amareladas até fundos mais fechados, lembrando tons de cobre.

&nbsp

Ver mais

Espaço Mulher

Brie Larson usa bolsa feita por artesãs cearenses em sua visita ao Brasil

Publicado

dia

A ‘Capitã Marvel’ combinou o acessório coloridinho, de crochê e palha, com um look igualmente fofo.

Além de ter sido uma das principais atrações da Comic Con Experience 2018, a Capitã Marvel, ou melhor, a atriz Brie Larson, aproveitou que estava de passagem por São Paulo, na última sexta (07), para, também, dar uma de turista e fazer uma visita ao MASP, um dos principais museus da cidade.

Para o passeio, Brie escolheu um look bem confortável e divertidinho: ela combinou um vestido tipo slip dress, estampado com estrelas coloridas, com uma jaqueta bomber de mesma padronagem, ambos da marca britânica HVN by Harley Viera-Newton. Nos pés, tênis da Keds e meias transparentes da Peach Socks.

Porém, queremos mesmo é chamar atenção para os acessórios, cuidadosamente escolhidos pela atriz. Além dos óculos de sol vermelhos com toda uma pegada geométrica, ela arrematou o lookinho com uma bolsa redonda de crochê, macramê e palha, assinada pela marca brasileira Catarina Mina.

O mais legal é que a peça, batizada de Tambor do Tempo, foi confeccionada por artesãs da região de Itaitinga, em Fortaleza, no Ceará. Trazendo estampas náuticas e africanas da artista Yassin Lahmar, o acessório faz parte de uma coleção da marca em parceria com os estilistas brasileiros Dudu Bertholini e Rita Comparato.

 

Ver mais

Espaço Mulher

Ivete lança primeiro clipe do DVD que gravou; confira ‘Teleguiado’

Publicado

dia

O vídeo foi divulgado menos de 24 horas após ter sido captado

Menos de 24 horas após a gravação de seu novo DVD, que aconteceu ontem (8) no Allianz Parque, em São Paulo, Ivete Sangalo já lançou o primeiro clipe para a música “Teleguiado”. A canção promete ser hit do carnaval 2019 e agitou o público.

‘Live Experience’ reuniu cerca de 50 000 pessoas no estádio da Zona Oeste da capital paulista. Participaram da festa convidados como Marília Mendonça, Alejandro Sanz, Ferrugem e Léo Santana.

O momento mais esperado, no entanto, foi o dueto que fez com Claudia Leitte. As duas cantaram juntas, trocaram elogios e se divertiram no palco.

Confira o clipe de Teleguiado:

 

 

Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade